Square-Enix tem novo projeto envolvendo Nier: desejos para o futuro da série

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Texto escrito por: Rodrigo Lopes.


      Lá no começo do ano, como todo jogador, eu estava com os olhos abertos para os novos lançamentos dos quais gostaria de desfrutar, sejam eles de franquias que já conhecia, que não conhecia, ou mesmo jogos isolados. Alguns lançamentos já tinha em mente, outros foram ganhando minha atenção com o tempo. Nier: Automata foi um deles. Eu fiquei sabendo sobre o jogo ao ver uma lista com os lançamentos mais esperados do ano, e o game estava lá. Lembrei do nome Nier, já tinha ouvido falar dele antes, mas não tão positivamente, com, segundo as críticas, problemas na jogabilidade que afetavam a experiência, ainda que com sua bela história, fator esse que me fez ignorar o game. Os meses foram passando e, por algum motivo, fiquei curioso para ver o que esse novo jogo iria dar. Não dei prioridade ou fiquei na necessidade de comprar na pré-venda, mas fiquei de olho nas notícias. Ao fazer isso, acabei por ficar intrigado com a fama de Yoko Taro e suas histórias, e meu interesse pelo jogo, feito pelo mesmo diretor, só aumentou (ainda mais ao saber que não precisava ter jogado o primeiro Nier para entender a trama, ainda que tivesse várias referências ao mesmo). Na semana de lançamento, pesquisei pra ver qual era a reação da mídia especializada, e o jogo estava se saindo muito bem, com 88% no Metacritic, uma nota excelente. Não comprei no mesmo momento, dei prioridade para Horizon: Zero Dawn e Nioh, dos quais gostei muito, diga-se de passagem. Até porque, as mídias físicas tinham vindo com problemas aqui no Brasil, então isso barrou minha vontade de comprar. É claro que algo foi feito a respeito, ainda que tenha demorado alguns meses, mas eu não tinha total certeza da qualidade, então acabei comprando pouco antes uma versão da mídia física americana na internet (o jogo não tinha vindo legendado mesmo, e meu conhecimento do inglês é bom o suficiente para entender a maior parte da história) e, ainda que eu tenha demorado pra receber, a espera valeu à pena. Não só se tornou o meu jogo preferido do PS4 até o momento, como também entra facilmente na minha lista dos melhores games que joguei. Foi uma experiência incrível, única e especial em todos os sentidos. Seu sistema de batalha era excelente, fluído e viciante. Seu visual, apesar de não ser belíssimo como outros jogos dessa geração, era composto por uma excelente direção de arte. Sua trilha sonora é fenomenal e uma das melhores dos games nesses últimos anos. E sua história era muito bela, com uma narrativa diferente do habitual, triste, trágica, que gera vários questionamentos sobre a própria existência, com personagens carismáticos e complexos em situações imprevisíveis. Uma obra-prima.

      Os meses se passaram, e ainda estou com os acontecimentos marcados em minha memória. Na verdade vários deles tornaram-se ainda mais difíceis de ver devido à profunda tristeza ao fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre interpretações das ações e motivações dos personagens. Um exemplo de como uma história pode ser empolgante, mas sem subestimar a inteligência do espectador. Mas tem aspectos dela que claramente vem do primeiro jogo, apesar do jogo ser bem escrito o suficiente a ponto de poder ser aproveitado por quem não jogou seu antecessor, como eu. Ainda assim, fiquei com curiosidade de saber mais sobre a história do primeiro jogo, mas mesmo assim evitei pesquisar para não pegar spoilers. Gostaria de jogar, mas saber que sua jogabilidade é problemática já me desanima um pouco. E mesmo assim, é um jogo antigo, então não é tão fácil achar ele. Se fosse remasterizado, eu compraria por sua história, mesmo sabendo de seus problemas. Mas as chances da série ter acabado após aquele final (o E) eram grandes. Ok, admito que tenha espaço para mais uma história, mas gostei do final, e não via necessidade em uma continuação, então nem cogitei. Só que o game foi um sucesso, então Yoko Taro e os principais responsáveis pelo desenvolvimento do jogo falaram sobre o futuro da série, cogitando novas possibilidades. Pouco tempo depois, essa semana, surgiram rumores que apontam para a alta probabilidade de algo novo relacionado à série, depois da Square Enix ter incluído a franquia na Divisão de Desenvolvimento de Negócios 6. O que pode ser? Uma sequência ou algo diferente? Aqui discutirei sobre o que gostaria que fosse.


      Nier: Automata foi uma das melhores experiências da minha vida, e o tempo todo fiquei curioso sobre o passado de seu universo. O que veio antes dos acontecimentos do jogo? Quem vivenciou alguns dos acontecimentos citados? E o que nem foi citado? Tem tanta coisa para se aprender sobre aquele universo, que a única solução seria jogar o primeiro Nier. É impressionante como o enredo consegue deixar novatos da série curiosos sobre os jogos passados. Sua qualidade é tamanha, que estava disposto a me irritar um pouco e ver se o sistema de batalha do primeiro game era tão ruim como dizem, apenas para descobrir sua história e seus personagens. Só que, como também comentei acima, já não é um jogo recente, e não é tão fácil achar cópias físicas novas hoje em dia. E por isso que esse é um dos meus desejos para o futuro da série: um remaster para PS4. Sim, o visual, ainda que com melhorias, não costuma ser muito impressionante na maioria dos remasters, mas costumam deixar o game levemente mais bonito. E a trilha sonora também poderia ser remasterizada, embora, se acontecesse, gostaria que tivesse opção para manter a mesma do jogo original, que é incrível do jeito que é pelo que escutei. Creio que todos os que conheceram a franquia com Automata gostariam disso.

      Outra opção que também gostaria é de um remake. Assim, não só o visual poderia se atualizar para a nova geração, como também poderiam melhorar o tão criticado sistema de batalha, deixando no mesmo nível de Nier: Automata. Quanto a história, poderiam acrescentar algo a mais, ou mesma deixá-la do jeito que é, sem grandes mudanças, visto que, julgando pelos comentários, o primeiro jogo da série também tem uma bela história. Bom, trata-se de Yoko Taro, afinal, então isso não seria surpresa se fosse verdade. Apesar de que... Bom, o fato do jogo deletar seu save ao fazer o último final é um pouco... Estranho. Se bem que, Automata permite que você compre troféus que não são relacionados ao modo história, então... Bom, novamente, trata-se de Yoko Taro, e coisas assim devem ser comuns em suas obras, e, mesmo que estranhamente, é parte do que faz ser algo especial, então também não mudaria isso. E o próprio diretor do jogo comentou que está aberto a possibilidade de fazer um remake de Nier, se for pago pra isso. Então, é esperar pra ver no que vai dar, mas eu adoraria ver isso se tornar realidade.


      Quanto a uma possível sequência, como citei lá no começo do texto, o final E de Automata já foi perfeito pra mim. Por outro lado, se o time de produção estiver certo que pode fazer algo no mesmo nível, então eu gostaria de jogar. O meu medo é que a história não fique no mesmo nível e que passe a impressão de que foi estendida apenas para se aproveitar do sucesso do mais recente game da série. Mas a situação aqui pode ser comparada a meu sentimento por The Last of Us: o final do game já tinha sido encerrado a história, não precisava de uma continuação, mas mesmo assim confio na Naughty Dog em fazer uma continuação com o mesmo peso do original. É a mesma coisa aqui. Pra mim, o sistema de batalha de Automata é perfeito, e não precisaria mudar muito, mas o que tem que se manter são as idéias e filosofias de Yoko Taro e as músicas de Keiichi Okabe. A história já vai ser mais explicada através de um spin-off e prequel contado através de uma performance e um musical no Japão no próximo ano, escrita pelo mesmo homem, então eu também ficaria satisfeito se fosse anunciado uma sequência.

      Como deu pra ver, estou ansioso e aberto a qualquer coisa que a série quiser me entregar, desde que mantendo a mesma qualidade. Poderia o Nier original, ou mesmo um remake, ser tão marcante pra mim quanto foi Automata? Poderia um sequência ser tão cativante quanto? Independente do que seja, estou ansioso pra ver o futuro da série, que é certeiro, ainda mais depois do sucesso de vendas e críticas de seu último game.


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