Expectativas para “Marvel Vs. Capcom: Infinite”

A imagem abaixo é do site: http://www.ricedigital.co.uk/marvel-vs-capcom-infinite-gameplay-trailer/. Todas as restantes são do site: https://inhdw.com/?s=MARVEL+VS+CAPCOM+INFINITE. Todos os direitos de Marvel VS Capcom: Infinite pertencem à Capcom (http://www.capcom.com/).
Texto escrito por: Rodrigo Lopes.


      Esse ano está sendo incrível para os jogos de luta: em maio veio Injustice 2 (que, infelizmente, ainda não tive a oportunidade de jogar), que foi aclamado como um dos melhores games de luta dos últimos anos; Tekken 7 em junho, com a volta da querida franquia para os consoles atuais (confira minha análise do jogo aqui: https://stayatnight-uaw.blogspot.com.br/2017/09/critica-tekken-7.html); e na próxima semana Marvel VS Capcom: Infinite, do qual estarei falando agora. Mas, com lançamentos de tanta força no gênero, será que a série da Capcom vai conseguir se destacar? Ou vai ficar apenas nas sombras dos outros? Juntando todas as novidades que apareceram até aqui, com a demonstração do jogo e um lado um pouco pessoal, faço uma prévia para chegarmos a uma conclusão. É óbvio que só poderemos responder isso com certeza quando jogarmos, mas todos gostam de ter expectativas quanto aos novos lançamentos. Então, vamos lá.


      No final do mês de novembro de 2016, espalhou-se um rumor de que um novo Marvel VS Capcom poderia aparecer na Playstation Experience, rumor esse que se confirmou: o crossover realmente voltaria para mais um jogo em 2017. Para os fãs, isso foi um alívio, já que a Capcom foi forçada a retirar os jogos da franquia das lojas, fato esse devido ao encerramento do contrato com a Marvel. Com a demora para ser falado qualquer coisa sobre um novo jogo, muitos perderam a esperança, até o surgimento do rumor citado, e depois anunciado oficialmente no final da Capcom Cup (campeonato mundial oficial de Street Fighter V, ocorrido na Playstation Experience). Servindo como um reboot para a série, o gameplay volta ao sistema de 2 VS 2, além da promessa de um foco narrativo maior. Verdade seja dita, é uma opção bem legal, porque, ainda que o modo arcade de Marvel VS Capcom 3 (único game da série que tive a chance de jogar) seja bom, suas cenas finais que eram desbloqueadas ao derrotar Galactus eram bem ruins. Julgando pela demonstração liberada que joguei, não sei, porém, se esse foco narrativo foi feito com todo o cuidado, mas falarei sobre isso mais abaixo. Também foi revelado o uso das gemas do infinito nas lutas, caminho tomado pelos produtores provavelmente devido ao sucesso da Marvel nos cinemas, no qual suas histórias estão tratando disso, perceptível também pelo uso dos personagens. E por falar em personagens, algo que incomodou a muitos foi a ausência dos X-Men, ainda mais depois que o produtor disse que o fã moderno não conhece o grupo de mutantes. Como muitos comentaram, e também concordo, isso não passa de papo furado para “esconder” o verdadeiro motivo, do qual todos nós já sabemos: a briga entre a Marvel e a Fox pelos direitos dos personagens, mas... Bom, é o jeito. Mas não vou dizer que não gostei da adição de alguns personagens do elenco. Eu sempre gostei da Capitã Marvel, por exemplo. Ainda assim, sinto falta de muitos personagens, verdade.

      Agora, julgando pela demonstração, e quanto ao resto? Visualmente, ele não estava feio, e creio que a versão final seja mais bonita, mas a demonstração ainda deixava claro que precisava de alguns ajustes, principalmente no que se refere ao modelo dos personagens, seus rostos e expressões faciais em especial. Mas, ao menos se formos reparar pelos últimos trailers, parece que melhorou um pouco. Continua ótimo ver aqueles cenários coloridos daquele jeito, mas, ainda assim, não me parece tão visualmente inspirado como o de Marvel VS Capcom 3. Já suas mecânicas estão levemente parecidas com o último jogo da série, mas a velocidade das lutas diminuiu, não estando com o mesmo ritmo frenético de antes. Isso não significa que está ruim, na verdade me diverti com as lutas, principalmente ao jogar a demonstração pela segunda vez já conhecendo um pouco mais os comandos. Está bem acessível, o que é bom para novos jogadores, além de que parecia ter um bom leque de possibilidades e estratégias devido às gemas do infinito e ao uso de cada personagem.


      E quanto a esse foco narrativo que citei acima? Bom, se formos julgar apenas pela demonstração, ele parece ser feito as pressas. Fazer um modo história é um risco, e, ao menos pelo que vi, é melhor do que aqueles finais liberados ao completar o modo arcade, mas eu espero que o resultado final seja melhor. Não é a primeira vez que temos modos de jogos assim em games do gênero, mas com a qualidade de roteiro de Mortal Kombat e Injustice, não é desculpa fazer algo assim. Mas do que se trata, pra ser tão ruim? Basicamente, Ultron e Sigma decidem aniquilar a vida através das jóias do Infinito. É isso. O problema não é a idéia em si. Sim, é simples, mas várias vezes já foi feito um enredo incrível apenas com idéias sem grandes pretensões. Tudo que importa é a qualidade da escrita.  E é esse o problema aqui. Os diálogos estavam muito mal escritos na demonstração, ainda mais considerando que ambos os universos do crossover tem personagens muito bons. Algumas cenas foram mal colocadas, e outras pareciam estar ali apenas para prolongar a demonstração, que tinha uma duração de pouco mais de 20 minutos.

      No geral, o jogo parece uma versão inferior do muito bom Marvel VS Capcom 3. Seu visual não está feio, mas está longe de ser tão incrível de se ver. Seu modo história, que deveria ser o diferencial, parece mal feito. Não acho que vai ser um título de todo mal, e deve divertir, mas diante de tantos outros lançamentos, esse pode acabar ficando de lado, infelizmente. Espero estar errado.


Nível de expectativa: Baixo             Médio             Alto                Altíssimo

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