Expectativas para “Dissidia: Final Fantasy NT”

As imagens são do site https://www.dissidiafinalfantasynt.com/en-us/. Todos os direitos pertencem a Square Enix (http://www.square-enix.com/).
Texto escrito por: Rodrigo Lopes.


      Dissidia é a união de vários FFs, com seus respectivos universos e personagens, em um só, e foi lançado para PSP em 2008 como um jogo de luta, mas com elementos de um RPG. Foi um grande sucesso, cheio de fanservice e viciante. Depois, ainda para PSP, foi lançada uma nova versão do jogo, com acréscimo de novos personagens e uma nova história que servia como prequel. Ambos foram alguns dos melhores games para PSP, e foram pratos cheios pra qualquer fã da série. Um bom tempo depois, outro Dissidia foi anunciado, com engine gráfica de um jogo de PS4, mas lançado apenas para os arcades, no Japão, em 2015. Mais de um ano depois, foi anunciada a versão para consoles, que contará com um modo história, entre outras novidades, e será lançado em janeiro de 2018. Será que o jogo tem potencial para ser no mesmo nível de seus antecessores? É sobre isso que vamos discutir aqui.


      Eu sempre fui um fã de Final Fantasy desde o meu primeiro contato com a série. Duodecim foi o primeiro game que joguei no PSP (pra ser sincero, FF foi o maior motivo para eu ter comprado o portátil), e passei das 300 horas de jogo. Joguei todo o modo história, evolui todos os personagens até o Lv 100, conclui suas tarefas secundárias, e fiz a maior parte do que o jogo tinha a oferecer. Fiquei muito animado ao saber da existência de um novo Dissidia, e com muita esperança para que fosse lançado para PS4, no ocidente. Bom, fazia sentido, afinal a engine gráfica é de um game para PS4, então era de se esperar que fosse lançado para o mesmo. E de fato. Estou bastante ansioso (e um pouco receoso) em como vão trazer o conteúdo do arcade para consoles, e quais vão ser as novidades presentes. Bom, até agora, dá pra dizer que, em partes, parece bom.

      Vamos por partes. Começando pelo modo história, que eu espero que dure pelo menos algumas horas (se for da duração dos Dissidia originais, já está ótimo), eu acredito que tenha chance de ser um bom modo de jogo e que pode ajudar o jogador a se adaptar aos comandos principais e ter uma noção básica sobre os personagens controláveis. Mas não espero muito de seu roteiro. A trama dos games pra PSP já eram bem simples e sem tantas reviravoltas, ficando muito abaixo do nível de outros FFs, nesse quesito. Por outro lado, ver todos aqueles personagens de tantos universos interagirem foi ótimo, souberam dividir bem os personagens e colocá-los em grupos que consistem de uma boa dinâmica, ainda que nem todos tenham sido bem adaptados e as vezes chegam a fugir da personalidade original ou parecer uma versão inferior do mesmo, mas ainda assim era muito bom. Espero que mantenham isso e melhorem a qualidade dos diálogos ainda mais, mesmo considerando a ausência de alguns personagens (comentarei sobre isso daqui a pouco).




      Quanto a jogabilidade, o sistema de combate parece ser bem complexo, e deve exigir prática para se acostumar. Está bem parecido com as versões pra PSP, mas desta vez com lutas 3vs3 e o dobro de acontecimentos na tela. Mas nem por isso a estratégia se perdeu das lutas, na verdade parece continuar necessitando de cuidado ao escolher os personagens, que são divididos em vários tipos de classe. Só espero que o, aparente, excesso de coisas na tela não prejudiquem isso e que a diversão continue. Apesar de ser algo diferente o sistema de 3vs3, eu espero ter algum modo ou opção para ter apenas 1vs1, igual o PSP. Estou aberto a mudanças, porém, e acho que isso pode dar mais tática para as batalhas... Se for muito bem trabalhado. Só que, julgando pelo gameplay e de quem jogou o beta (chance essa que não tive), não parece que vai ser assim, infelizmente.


      Visualmente, o jogo está ótimo, com cores fortes e vivas, além de personagens e cenários bem modelados e detalhados. Verdade seja dita, o simples fato de poder ver personagens tão icônicos em alta definição já causa uma sensação boa. Foi assim no PSP, e está sendo assim agora. As summons também estão lindas e muito bem feitas. Já a parte sonora... Não me agradou muito. Eu não sei se a versão para consoles vai ter músicas novas para o modo história, mas do que ouvi da versão para arcade, todas as faixas estavam muito inferiores as originais. Considerando que se trata de um Final Fantasy, famoso por suas músicas inesquecíveis, é decepcionante.

      Quanto ao elenco de personagens, no geral está bom, com um herói de cada FF presente, incluindo spin-offs e jogos mais recentes, como Ace e Noctis, de Type-0 e FFXV, respectivamente. O que preocupa é a falta de vilões. Até agora, só temos Garland, Emperor, Kefka, Sephiroth e Kuja. Só. Cade Cloud of Darkness, Exdeath, Ultimecia ou alguém mais recente, como Caius? Com a falta de vilões, aparentemente, quais serão os rivais dos protagonistas no modo história? Vamos enfrentar apenas Manikins? Eu realmente espero que mais antagonistas sejam anunciados até a data de lançamento do game, porque se não... Vai fazer falta. Quanto à summons, não tenho do que reclamar, a lista contém os mais famosos deles na série.


      Em geral, Dissidia: Final Fantasy NT parece ser um bom jogo, e é um daqueles games que espero bastante pro início de 2017. Por outro lado, ver as reclamações de pessoas que jogaram o beta ou pelo o que a mídia especializada diz, me deixa preocupado. Eu espero que não seja uma mera adaptação da versão dos arcades, e que os problemas encontrados sejam corrigidos até a data de lançamento. Como fã da série, estou tanto ansioso quanto receoso. É esperar pra ver.

Nível de expectativa: Baixo             Médio             Alto                Altíssimo

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