Expectativas para “Dissidia: Final Fantasy NT”
As imagens são do site
https://www.dissidiafinalfantasynt.com/en-us/.
Todos os direitos pertencem a Square Enix (http://www.square-enix.com/).
Texto
escrito por: Rodrigo Lopes.
Dissidia é a
união de vários FFs, com seus respectivos universos e personagens, em um só, e
foi lançado para PSP em 2008 como um jogo de luta, mas com elementos de um RPG.
Foi um grande sucesso, cheio de fanservice e viciante. Depois, ainda para PSP,
foi lançada uma nova versão do jogo, com acréscimo de novos personagens e uma
nova história que servia como prequel. Ambos foram alguns dos melhores games
para PSP, e foram pratos cheios pra qualquer fã da série. Um bom tempo depois,
outro Dissidia foi anunciado, com engine gráfica de um jogo de PS4, mas lançado
apenas para os arcades, no Japão, em 2015. Mais de um ano depois, foi anunciada
a versão para consoles, que contará com um modo história, entre outras
novidades, e será lançado em janeiro de 2018. Será que o jogo tem potencial
para ser no mesmo nível de seus antecessores? É sobre isso que vamos discutir
aqui.
Eu sempre fui um
fã de Final Fantasy desde o meu primeiro contato com a série. Duodecim foi o
primeiro game que joguei no PSP (pra ser sincero, FF foi o maior motivo para eu
ter comprado o portátil), e passei das 300 horas de jogo. Joguei todo o modo
história, evolui todos os personagens até o Lv 100, conclui suas tarefas
secundárias, e fiz a maior parte do que o jogo tinha a oferecer. Fiquei muito
animado ao saber da existência de um novo Dissidia, e com muita esperança para
que fosse lançado para PS4, no ocidente. Bom, fazia sentido, afinal a engine
gráfica é de um game para PS4, então era de se esperar que fosse lançado para o
mesmo. E de fato. Estou bastante ansioso (e um pouco receoso) em como vão
trazer o conteúdo do arcade para consoles, e quais vão ser as novidades
presentes. Bom, até agora, dá pra dizer que, em partes, parece bom.
Vamos por
partes. Começando pelo modo história, que eu espero que dure pelo menos algumas
horas (se for da duração dos Dissidia originais, já está ótimo), eu acredito
que tenha chance de ser um bom modo de jogo e que pode ajudar o jogador a se
adaptar aos comandos principais e ter uma noção básica sobre os personagens
controláveis. Mas não espero muito de seu roteiro. A trama dos games pra PSP já
eram bem simples e sem tantas reviravoltas, ficando muito abaixo do nível de
outros FFs, nesse quesito. Por outro lado, ver todos aqueles personagens de
tantos universos interagirem foi ótimo, souberam dividir bem os personagens e colocá-los
em grupos que consistem de uma boa dinâmica, ainda que nem todos tenham sido
bem adaptados e as vezes chegam a fugir da personalidade original ou parecer
uma versão inferior do mesmo, mas ainda assim era muito bom. Espero que
mantenham isso e melhorem a qualidade dos diálogos ainda mais, mesmo
considerando a ausência de alguns personagens (comentarei sobre isso daqui a
pouco).
Quanto a
jogabilidade, o sistema de combate parece ser bem complexo, e deve exigir
prática para se acostumar. Está bem parecido com as versões pra PSP, mas desta
vez com lutas 3vs3 e o dobro de acontecimentos na tela. Mas nem por isso a
estratégia se perdeu das lutas, na verdade parece continuar necessitando de
cuidado ao escolher os personagens, que são divididos em vários tipos de
classe. Só espero que o, aparente, excesso de coisas na tela não prejudiquem isso
e que a diversão continue. Apesar de ser algo diferente o sistema de 3vs3, eu
espero ter algum modo ou opção para ter apenas 1vs1, igual o PSP. Estou aberto
a mudanças, porém, e acho que isso pode dar mais tática para as batalhas... Se
for muito bem trabalhado. Só que, julgando pelo gameplay e de quem jogou o beta
(chance essa que não tive), não parece que vai ser assim, infelizmente.
Visualmente, o
jogo está ótimo, com cores fortes e vivas, além de personagens e cenários bem
modelados e detalhados. Verdade seja dita, o simples fato de poder ver
personagens tão icônicos em alta definição já causa uma sensação boa. Foi assim
no PSP, e está sendo assim agora. As summons também estão lindas e muito bem
feitas. Já a parte sonora... Não me agradou muito. Eu não sei se a versão para
consoles vai ter músicas novas para o modo história, mas do que ouvi da versão
para arcade, todas as faixas estavam muito inferiores as originais.
Considerando que se trata de um Final Fantasy, famoso por suas músicas inesquecíveis,
é decepcionante.
Quanto ao elenco
de personagens, no geral está bom, com um herói de cada FF presente, incluindo
spin-offs e jogos mais recentes, como Ace e Noctis, de Type-0 e FFXV,
respectivamente. O que preocupa é a falta de vilões. Até agora, só temos
Garland, Emperor, Kefka, Sephiroth e Kuja. Só. Cade Cloud of Darkness, Exdeath,
Ultimecia ou alguém mais recente, como Caius? Com a falta de vilões,
aparentemente, quais serão os rivais dos protagonistas no modo história? Vamos
enfrentar apenas Manikins? Eu realmente espero que mais antagonistas sejam
anunciados até a data de lançamento do game, porque se não... Vai fazer falta.
Quanto à summons, não tenho do que reclamar, a lista contém os mais famosos
deles na série.
Em geral, Dissidia:
Final Fantasy NT parece ser um bom jogo, e é um daqueles games que espero
bastante pro início de 2017. Por outro lado, ver as reclamações de pessoas que
jogaram o beta ou pelo o que a mídia especializada diz, me deixa preocupado. Eu
espero que não seja uma mera adaptação da versão dos arcades, e que os
problemas encontrados sejam corrigidos até a data de lançamento. Como fã da
série, estou tanto ansioso quanto receoso. É esperar pra ver.
Nível de expectativa: Baixo Médio Alto Altíssimo
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