Análise de personagens: Trafalgar Law, Donquixote Doflamingo e Corazón - One Piece (2ª parte)

As imagens foram retiradas dos sites http://onepiece.wikia.com/wiki/SBS_Volume_64, https://one-piece-x.com.br/episodios/online/70, https://alphacoders.com/, http://www.onepieceworld.it/personaggi/don-quijote-do-flamingo, https://www.zerochan.net/Donquixote+Doflamingo,Fanart?p=8, https://ryulen88.deviantart.com/ (acessem, ela/ele é ótima/ótimo!) e http://onepiece.wikia.com/wiki/File:Donquixote_Rosinante_as_a_Marine.png. Todos os direitos destas pertencem á esses sites e/ou aos seus artistas. O anime/mangá One Piece (https://one-piece.com/) pertence ao seu criador Eiichiro Oda e a produção do anime pertence à Toei Animation (http://www.toei-anim.co.jp/). Apenas o texto é de nossa propriedade intelectual.

Texto escrito por: Luiza Lopes

SPOILERS PESADOS DO ANIME!!! NÃO LEIA SE VOCÊ NÃO ASSISTIU/LEU DO EP 710 PRA FRENTE!



Trafalgar Law

      Trafalgar D. Waters Law é conhecido como o cirurgião da morte. Ele é o capitão da tripulação pirata do North Blue, os Piratas do Coração (Heart Pirates), e é um médico espetacular – O que foi provado ao ser o responsável por curar (com sucesso) Jinbe e Luffy depois do ataque de Akainu em Marineford, onde parecia que o protagonista teria seu fim. Entre outras características suas, o anime nos mostra que ele é calculista, sádico e satírico, além de detestar receber ordens. Quando recebeu a compaixão que Corazón o ofereceu, dá pra perceber que ele se tornou um homem muito compreensivo, para um pirata. Ele pode não ser o ser mais amoroso que existe, mas ele relembrou como ter compaixão e respeito, coisa que ele havia esquecido após o genocídio em Flevance.

      Quando criança, antes do massacre na cidade branca, ele era um menino muito estudioso. Seus pais eram médicos muito ocupados, mas sempre que podia seu pai lhe ensinava a medicina. Quando o mestre Oda o desenhou na infância na SBS N°64, ele foi retratado com um bisturi e um sapo na mão, e parecia que ele levava esse hábito dele até mesmo para a escola, como na imagem. Aliás, detalhe. Parece também que sua irmã sentia muito orgulho dele, mesmo com esse jeito diferente e mesmo ele não tendo tempo pra ela, já que sempre estava estudando. - Olhe no centro da imagem, na terceira fileira: Lammy, a irmã de Law, está sorrindo até de um modo bem amigável, embora pareça estranhar a atitude do irmão.


      Por ter crescido cercado de tanto conforto e carinho, ele sofreu um trauma muito grande por ter visto todas as pessoas da ilha mortas; Aliás, qualquer pessoa sentiria um baque muito pesado ao ver tudo aquilo que sempre havia sido seu apoio desmoronar embaixo de seu nariz. Mas, como sabemos que cada pessoa, dependendo daquilo que está acostumada, sente diferente, podemos entender que foi algo pior para ele do que seria se ele fosse uma criança mais largada.

      “Como você passou por uma experiência tão horrível, posso notar um ódio incomparável nos seus olhos. Você tem aquela qualidade”, disse Doflamingo no episódio 702, quando ele o aceitou como membro da família. Desse momento em diante, Doffy tentou treiná-lo como seu sucessor. O que faz muito sentido! O passado de Law foi muito parecido com o de Doflamingo, e ele percebeu isso. Sabendo no que ele mesmo havia se tornado depois do ódio, ele soube que o Law teria os mesmos resultados, se continuasse nesse caminho. Apenas... Ele não esperava que seu próprio irmão tiraria seu discípulo dessa trilha assassina.



Donquixote Doflamingo

      Doflamingo tem uma personalidade forte e até bem simples de analisar. Basta olha um pouco para seu passado. Depois de ver toda a violência que sua família sofreu ao sair de Mariejoa, ao ver sua mãe morta, pelo fato de ter sobrevivido muito tempo comendo os restos do lixo com seu irmão e pais... E isso tudo, durante as próximas semanas depois que deixou de ser um Tenryuubito.

      Acredito até mesmo que os Tenryuubitos mandaram a família Donquixote de propósito para uma ilha não filiada ao Governo Mundial, já pensando que eles poderiam sofrer lá. Assim se arrependeriam de ter deixado Mariejoa. E mesmo quando Doffy levou a cabeça de seu pai para lá como forma de pagamento e demonstração de sua repugnância ao desertor, eles não aceitaram sua volta, por que ele já estava rebaixado ao nível humano.



      Arrisco até mesmo a dizer que Doflamingo foi quem mais sofreu nessa análise. Se compararmos seu passado em Mariejoa com quando ele saiu da “terra santa”, somando com a rapidez dos acontecimentos e sua intensidade, podemos perceber que a tortura psicológica foi gigantesca. Seu passado o fez ser como ele é hoje. Embora que, no fundo, ele sempre foi uma pessoa ruim mesmo, que não tem dó de seus oponentes ou qualquer pessoa que lhe faça algum mal, mesmo que faça parte de sua família de sangue. De qualquer lado que olharmos, se ele continuasse sendo um Tenryuubito ele teria se tornado um carrasco, deixando de ser um, ele continuou sendo um carrasco. Não tem escapatória. 

      Sei que existem muitos motivos que poderiam levar uma pessoa a mudar, em suas várias linhas do tempo. Qualquer mudança nelas pode fazer com que todo o presente e futuro de alguém mude, mas eu acho que as possibilidades do Doflamingo se tornar uma pessoa boa (ou pelo menos, “menos pior”) são quase nulas. Essa criança já nasceu em um ambiente propício para que ele preferisse a maldade, pois desde cedo ele viu que vale a pena. Na cabeça dele, ele percebeu que se ele tiver poder para ameaçar alguém, se ele estiver em vantagem contra essa pessoa, ele pode ter tudo que ele quiser. Como ele não tinha vantagem sobre os Tenryuubitos na época de seus 10 anos, ele não conseguiu voltar à terra celestial. Como ele tinha vantagem a respeito das pessoas que ele saqueava com sua família, ele tinha os pertences delas.  Então ele passou todo o resto de sua existência treinando e ficando mais forte para aplicar ameaças e roubar coisas de outras pessoas, assim, algum dia ele teria vantagem sobre todos, e teria poder novamente.

       Mas... Quando o Law abandonou toda a riqueza e poder que ele poderia ter ao entrar na família Donquixote para ficar ao lado de alguém que o respeitava e amava, Doflamingo percebeu que valia mais a pena ele ser amado pelo povo de uma nação, para que eles obedecessem ele. Sendo assim, mais uma vez ele aplicou sua vantagem do conhecimento e aproveitou que as pessoas não sabiam de seus planos e enganou toda uma ilha. Assim ele teria um poder maior sobre elas.


      Sendo assim, podemos ter certeza que Doflamingo tem um complexo de inferioridade (por se perceber humano), e tenta abaixar outras pessoas para que ele possa se sentir acima delas. Na verdade, ele tem uma personalidade muito triste e perturbada por causa de seu passado, e quer relevar isso na vida adulta.


Donquixote Rosinante (Corazón)

      Foi triste? Foi. Chorei muito? Chorei. Igual uma criança quando perde o pai no meio do parque. O fatídico episódio 706 é o episódio do qual ainda não me recuperei. Aliás, os episódios 700-706 me fazem pensar até hoje, sonhando acordada (e chorando também). Reassistindo eles antes de escrever essa análise, eu percebi que nada mudou e eu continuo chorando que nem uma criança.


      Rosinante era uma criança muito quieta. Parecia ser também muito tímido, sempre se escondendo atrás da saia da mãe, quando esta ainda estava viva. Não parece que ele tinha pensamentos negativos quanto á escolha de seu pai de abandonar Mariejoa e viver uma vida mais humilde, diferente de seu irmão. Quando criança, ele provavelmente não entendia muito bem a situação, mas quando se tornou um adulto deu pra perceber muito bem que ele nem ressentimento tinha a respeito dos moradores da ilha, pois não pensou em vingança uma única vez. Ele herdou de seus pais a coisa mais importante que eles podiam ter dado á ele: a bondade. Do mesmo modo que seus pais não queriam que outras pessoas sofressem por conta de suas decisões, Rosinante também tinha o mesmo pensamento, e não queria retribuir a dor que lhe foi causada. Mas acho que ele sentia um ressentimento grande dos Tenryuubitos, por causar dor à humanidade.

      Pessoalmente, eu acho a personalidade de Rosinante adorável. Ele é genuinamente altruísta e amou de verdade o Law, naqueles seus últimos seis meses de vida. Ele também devia sentir amor pelo seu irmão, mas entre salvar uma criança que poderia ser a salvação do mundo por ter o D. em sua linhagem ou ficar do lado de um ser repugnante, por mais que este seja seu irmão, ele preferiu colocar suas esperanças no Law. Talvez, por conta de seu ressentimento sobre os nobres mundiais, ele preferiu arriscar a própria existência para que a vontade dos D. se destacasse sobre a maldade humana.


      Conclusão: existem todos os motivos do mundo para que você chore vendo os episódios 700-706. Os personagens do universo de One Piece como sempre, são carismáticos e você se apega a eles. Este foi um da qual eu me apeguei. Diferente do Doflamingo, ele nasceu com a personalidade amorosa e quente. Mesmo com todos os motivos para sofrer e se tornar um ser como seu irmão, ele preferiu ter a mesma personalidade que seu bondoso pai, Homing. E eu o admiro muito por isso.



      Link para a primeira parte do post: https://stayatnight-uaw.blogspot.com.br/2017/09/analise-de-personagens-trafalgar-law_11.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de personagens: Gon Freecss/Killua Zoldyck (Hunter x Hunter)

OFF TOPIC: "Killing Stalking" by Koogi (manhwa) - Análise dos três personagens principais

Crítica do filme “Kuroshitsuji: Book of the Atlantic”