Análise de personagens: Trafalgar Law, Donquixote Doflamingo e Corazón - One Piece (1ª parte)
As
imagens foram retiradas dos sites https://one-piece-x.com.br/governo-mundial/,
https://www.zerochan.net/Donquixote+Homing
e https://br.pinterest.com/pin/389279961517370619/,
na ordem em que aparecem. Todos os direitos destas pertencem á esses sites e/ou
aos seus artistas. O anime/mangá One Piece (https://one-piece.com/)
pertence ao seu criador Eiichiro Oda e a produção do anime pertence à Toei
Animation (http://www.toei-anim.co.jp/).
Apenas o texto é de nossa propriedade intelectual.
Texto escrito por: Luiza Lopes
Como a história dos três personagens está
interligada, achei interessante falar sobre os tenryuubitos antes de falar
diretamente sobre os três. Falo aqui também, um pouco da personalidade do pai
dos irmãos e da ideologia que ele tinha, contendo também um discurso filosófico
– E muito spoiler, nas duas partes do texto. Se você, querido leitor, não
estiver interessado nessa análise e quiser saber apenas sobre os personagens,
basta não ler sobre essa primeira parte. A análise completa deles será feita na
segunda parte do texto, que será postada em breve.
Tenryuubitos
Parte da história de One Piece gira em torno do
Governo Mundial, sendo uma unificação política de mais de 170 países de todo o
mundo, liderada pelos Gorosei (anciões), estabelecida há 800 anos atrás. Seu
maior poder militar é a Marinha, enquanto a Cipher Pol atua por baixo dos
panos, com sabotagens, espionagens e assassinatos. Se você se lembrar bem, no
arco Water 7 (episódio 207 ao 325) a CP9 (Cipher Pol Number 9) foi a
antagonista (a responsável por ter raptado a Robin). Depois de uma cena tão
importante como essa e outras depois, foi visível que o Governo Mundial era
algo muito importante no universo de One Piece, e várias vezes sua
“superioridade”, força e influência foram provadas para nós. Algo tão
importante tem líderes e criadores que são muito importantes também, correto?
Correto. E não estou falando dos Gorosei – que na verdade, nem apareceram muito
por enquanto.
20 famílias foram
responsáveis por terem criado o Governo Mundial. Seus descendentes diretos,
foram considerados heróis e seres de espiritualidade suprema, por serem filhos
das pessoas incríveis que revolucionaram o mundo há 800 anos atrás. Eles foram
chamados de Tenryuubitos. A medida que os anos passaram eles foram ganhando
muitos privilégios, e o reflexo desses privilégios e adoração os fizeram se
sentir poderosos. Hoje, seu desejos passam muito do limite de aceitável.
Saindo um pouquinho
do universo de One Piece e passando para nossa realidade, eu gostaria de citar uma
pessoa que é um dos pensadores clássicos da sociologia e filosofia. Karl Marx.
Porca e resumidamente falando, ele dizia que o problema da nossa sociedade está
na economia. Nós somente nos tratamos diferentes de outras pessoas e nos
dividimos em grupos (étnicos ou/e sociais) por que há uma diferença econômica
entre nós. As pessoas que realmente têm o poder do dinheiro e da abundância nas
mãos nos tratam como objetos, algo que Marx chamou de coisificação. Eles querem
que nós, os burros de carga, consumam mais e mais, assim colocamos o poder
(monetário) nas mãos deles. Não somos livres de nada, apenas pensamos que
somos. Será que realmente queremos aquilo que estamos consumindo? Nos separamos
em grupos por que as pessoas que nos controlam por baixo dos panos querem que
sejamos separados, que não estejamos unidos. É a mesma coisa em One Piece – e
um dos motivos pelo qual esse anime é tão bom, retratando a sociedade como ela
é. Mas pretendo falar melhor sobre isso em outro artigo neste blog.
Os Tenryuubitos se
colocaram acima de outros seres por serem descendentes das pessoas que criaram
um certo tipo de nova ordem mundial. O pai e a mãe de Doflamingo e Corazón
provavelmente perceberam que não fazia sentido tratar outras pessoas desse modo
desumano, rebaixando outras pessoas á humilhação, simplesmente por que eles são
descendentes de heróis. Em um momento impulsivo de bondade, eles criaram um
propósito para fazer a diferença, “rebaixando-se ao nível humano”, já que eles
não eram diferentes deles. Acontece que foi impensado. Eles não faziam idéia do
que acontecia embaixo de seu céu e se jogaram sem pensar em consequências. Eu
consigo compreender o motivo pelo qual eles quiseram mudar, mas eu também não
consigo deixar de pensar na ingenuidade deles sobre o mundo. Eles realmente não
faziam idéia do que acontecia logo
abaixo do nariz deles? Não, isso é impossível. Eles, como uma família nobre, deviam ter alguns
escravos, visto que o Doflamingo já perguntou aonde estavam os escravos deles,
quando eles se mudaram para a ilha no extremo norte.
Dentro da ilha de
Mariejoa devia ser um inferno para o Homing, já que ele não concordava com o
que acontecia e nem mesmo considerava qualquer um que ali morava, um deus. Mas
ele não demonstrava nenhum tipo de horrorificação. Mesmo acreditando que ser um
humano era maravilhoso e o melhor jeito de viver era esse, ele não demonstrava
nenhum sinal de medo, horror ou enojamento. E aqui fica uma dúvida: Será que
ele realmente achava que humanos eram maravilhosos, e no fundo, não se sentia
superior ou imune à dores? Ou será um erro de roteiro por parte de Oda?
Em minha concepção, acredito que no fundo, Homing
se sentia superior, e achava que não sofreria como um humano. Na verdade, ele não
se achava igual à eles. Aquele apenas era seu discurso para sair de Mariejoa,
já que ele não queria mais ver aquela matança. Ele não esperava sofrer fora da
ilha celestial, por que ele era um protegido. Quando percebeu que as pessoas
queriam se vingar de todos os séculos de sofrimento que os Tenryuubitos tinham
dado para eles em cima da família Donquixote, Homing ficou genuinamente surpreso
e quis revogar seu pedido voltando para Mariejoa, ou pelo menos sua mulher e
filhos. Mas mais uma vez, ele se esqueceu da arrogância desses seres. Jamais
que eles iriam deixar um desertor voltar para a cidade celestial. E Doflamingo,
mais do que Rosinante/Corazón, não conseguiu aceitar a heresia do pai. Na
verdade, Rosinante concordava com as atitudes dele, mesmo tendo sofrido tanto
com o ocorrido. Ele não culpava ninguém de sua família, mas sim o sistema que
fazia com que tudo isso acontecesse. A raiz do problema estava na economia, na
infraestrutura, e não nas relações sociais, que eram apenas reflexo do que
ocorria embaixo. E esse é exatamente o que Karl Marx dizia.
Sobre os personagens... Bom, veja na parte 2 desse artigo!
http://stayatnight-uaw.blogspot.com/2017/09/analise-de-personagens-trafalgar-law.html
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