Expectativas para “Persona 5 the Animation” – Sem Spoilers
As imagens são do site: https://neondrop.com/persona-5-wallpapers/.
Todos os direitos do jogo pertencem a
Atlus (http://atlus.com/).
Texto escrito por: Rodrigo Lopes.
De anos em anos,
nos deparamos com aquele tipo de obra que mais do que te interessa, se torna
mais do que apenas outra qualquer, se torna uma experiência inesquecível, que
mexe emocionalmente com você de uma maneira que chega a ser pessoal, causando
um vazio no coração na chegado do inevitável fim. Aquele tipo de obra rara, que
causa um impacto na sua vida, na sua forma de pensar e de ver o mundo. Obras
especiais como essa são verdadeiros tesouros, e devem ser valorizadas e
tratadas com carinho. Persona 5 é uma dessas obras. Foi o meu primeiro contato
com a famosa série da Atlus, então eu não sabia o que esperar, quais mecânicas
que iria ter, qual estilo artístico que usaria, entre outros. Sim, eu vi os
comentários na internet e alguns trailers, mas isso não muda o fato que foi uma
experiência diferente de tudo que já tinha jogado. É uma proeza muito difícil
de atingir. Joguei por 130 horas e, mesmo tendo jogado por tanto tempo, senti
falta de passar todo aquele tempo com esses personagens, e fiquei com o desejo
de jogar por ainda mais uma centena de horas. Eu poderia ir atrás dos outros
jogos da série, mas aí seria com diferentes personagens, obviamente. Mas, ano
que vem, vou rever esse pessoal na, recentemente anunciada, adaptação pra anime
do jogo. Todos os outros jogos da série já foram adaptados pra anime (pra ser
sincero, Persona é como um anime jogável, então faz sentido), mas não assisti
nenhum deles, pois gostaria de ver apenas após jogar os games. Porém, julgando
pela nota do MyAnimeList, não creio que sejam animes tão geniais. Bom, é muita
coisa pra adaptar, e provavelmente muito ficou de fora. Só que, certas coisas
não devem ficar de fora, e nesse texto, vou comentar, dividido por tópicos,
sobre os principais pontos que quero que permaneça na adaptação. Pra não
estragar a surpresa de quem não jogou, não vai ter nenhum spoiler abaixo, então
pode ler tranqüilo. Bom, vamos começar.
Fidelidade
a história e aos personagens
Acima de tudo,
Persona 5 é um jogo sobre seus personagens. Seu sistema de batalha é bom
demais, sua arte é impecável, e sua trilha sonora excelente, mas são seus
personagens e a forma como a história é contada que tornam a experiência tão
incrível e pessoal. Assim, da adaptação de anime, espero fidelidade a essas
pessoas que aprendi a gostar e a se importar. É uma parte preocupante, porém.
Passar o dia a dia com cada um desses personagens, cada um com seus problemas
pessoais, pode fazer com que o espectador se distancie da trama principal, com
episódios que podem se parecer fillers, ainda que não sejam. É uma façanha
atingida com sucesso, e que funcionou perfeitamente dentro do contesto do jogo.
Só que um vídeo game não é como um anime. São meios de entretenimento muito
diferentes. Um anime não vai ter mecânicas que fazem com que você se sinta
vivendo a rotina de um estudante. Ainda assim, deixar de fora momentos de
convivência com os personagens diminuiria muito a conexão e o apego a eles.
Espero que a adaptação saiba lidar com isso. Principalmente com isso.
Que seja a mesma
trilha sonora, por favor
Persona 5 foi unanimidade em muitos
quesitos. É um produto de uma qualidade tão grande que fica difícil criticar
qualquer coisa. Tudo que se pode esperar são elogios, ainda que não seja uma
obra perfeita (mas, até aí, nada é). E, enquanto a parte artística merece
aplausos, a trilha sonora é, também, uma parte extremamente importante pra
qualquer obra. Ela é capaz de causar mais emoções até do que os acontecimentos
do roteiro. E, ainda que aqui cada cena seja escrita com um cuidado tremendo e
consiga sempre causar o sentimento desejado, não seria a mesma coisa sem aquela
trilha sonora inspirada e empolgante. As composições de Shoji Meguro são não
apenas de grande qualidade, mas são únicas. Poucas são as obras com músicas que
conseguem fugir do habitual, do comum. Mas as músicas de Persona 5 conseguiram.
Então, já que a trilha sonora é tudo isso, seria sensato mantê-la. Ao que
parece, vai ser a mesma, julgando pelo vídeo de anúncio do anime. Um ponto
positivo já praticamente garantido.
Estilo artístico
semelhante
Mas, como citado
acima, a direção de arte merece aplausos. Que cenários criativos e inspirados
são aqueles. Todos, sem exceções, transmitem um estilo próprio e ambientam o
jogador de uma maneira espetacular. É um conjunto perfeito com a trilha sonora.
E o design dos personagens também esbanja esse estilo. Logo, espero que o anime
consiga ser visualmente tão incrível e único quanto. O jogo tem cenas
específicas que são, praticamente, um anime, então manter a mesma arte dessas
cenas pode ser o certo a se fazer. Vai ser preciso muito cuidado pra recriar
cenários tão incríveis nesse formato, mas estou ansioso pra ver como vai ser.
Não fique repetitivo
com o tempo
Como comentei lá
no início do texto, fiquei muito mais do que uma centena de horas jogando
Persona 5. É um jogo longo, com uma história que progride lentamente, e
apresenta seus personagens aos poucos. Mas consegue manter sua atenção graças
ao ótimo uso de suas mecânicas, sendo que cada cenário exige concentração e
cada nova batalha é empolgante. Mas na adaptação, não vamos estar no controle
pra tentarmos coisas novas ou ter que pensar em como avançar nos cenários.
Então estou curioso pra ver como vão fazer cada nova batalha e local visitado algo
prazeroso de se ver e acompanhar. É claro, se o enredo for tão bem contado
quanto no jogo, já é um ponto positivo. Mas eu realmente espero que ele
aproveite o que tem e não fique na mesma coisa o tempo todo.
Persona 5 é, sem
a menor sombra de dúvidas, um jogo indispensável e praticamente impecável.
Porém, vai ser difícil adaptar, nem tudo que deu certo no jogo pode dar certo
no formato de anime, mas isso vai depender muito de como a adaptação vai usar
os méritos do jogo a seu favor. Se conseguirem a mesma proeza, teremos um
excelente anime. Mas, se não conseguirem, teremos um anime que provavelmente
vai ser bom, mas com potencial desperdiçado. É esperar pra ver.
Nível de expectativa: Baixo Médio Alto Altíssimo
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