Expectativas para “Persona 5 the Animation” – Sem Spoilers

Todos os direitos do jogo pertencem a Atlus (http://atlus.com/).
Texto escrito por: Rodrigo Lopes.


      De anos em anos, nos deparamos com aquele tipo de obra que mais do que te interessa, se torna mais do que apenas outra qualquer, se torna uma experiência inesquecível, que mexe emocionalmente com você de uma maneira que chega a ser pessoal, causando um vazio no coração na chegado do inevitável fim. Aquele tipo de obra rara, que causa um impacto na sua vida, na sua forma de pensar e de ver o mundo. Obras especiais como essa são verdadeiros tesouros, e devem ser valorizadas e tratadas com carinho. Persona 5 é uma dessas obras. Foi o meu primeiro contato com a famosa série da Atlus, então eu não sabia o que esperar, quais mecânicas que iria ter, qual estilo artístico que usaria, entre outros. Sim, eu vi os comentários na internet e alguns trailers, mas isso não muda o fato que foi uma experiência diferente de tudo que já tinha jogado. É uma proeza muito difícil de atingir. Joguei por 130 horas e, mesmo tendo jogado por tanto tempo, senti falta de passar todo aquele tempo com esses personagens, e fiquei com o desejo de jogar por ainda mais uma centena de horas. Eu poderia ir atrás dos outros jogos da série, mas aí seria com diferentes personagens, obviamente. Mas, ano que vem, vou rever esse pessoal na, recentemente anunciada, adaptação pra anime do jogo. Todos os outros jogos da série já foram adaptados pra anime (pra ser sincero, Persona é como um anime jogável, então faz sentido), mas não assisti nenhum deles, pois gostaria de ver apenas após jogar os games. Porém, julgando pela nota do MyAnimeList, não creio que sejam animes tão geniais. Bom, é muita coisa pra adaptar, e provavelmente muito ficou de fora. Só que, certas coisas não devem ficar de fora, e nesse texto, vou comentar, dividido por tópicos, sobre os principais pontos que quero que permaneça na adaptação. Pra não estragar a surpresa de quem não jogou, não vai ter nenhum spoiler abaixo, então pode ler tranqüilo. Bom, vamos começar.

Fidelidade a história e aos personagens


      Acima de tudo, Persona 5 é um jogo sobre seus personagens. Seu sistema de batalha é bom demais, sua arte é impecável, e sua trilha sonora excelente, mas são seus personagens e a forma como a história é contada que tornam a experiência tão incrível e pessoal. Assim, da adaptação de anime, espero fidelidade a essas pessoas que aprendi a gostar e a se importar. É uma parte preocupante, porém. Passar o dia a dia com cada um desses personagens, cada um com seus problemas pessoais, pode fazer com que o espectador se distancie da trama principal, com episódios que podem se parecer fillers, ainda que não sejam. É uma façanha atingida com sucesso, e que funcionou perfeitamente dentro do contesto do jogo. Só que um vídeo game não é como um anime. São meios de entretenimento muito diferentes. Um anime não vai ter mecânicas que fazem com que você se sinta vivendo a rotina de um estudante. Ainda assim, deixar de fora momentos de convivência com os personagens diminuiria muito a conexão e o apego a eles. Espero que a adaptação saiba lidar com isso. Principalmente com isso.


Que seja a mesma trilha sonora, por favor

      Persona 5 foi unanimidade em muitos quesitos. É um produto de uma qualidade tão grande que fica difícil criticar qualquer coisa. Tudo que se pode esperar são elogios, ainda que não seja uma obra perfeita (mas, até aí, nada é). E, enquanto a parte artística merece aplausos, a trilha sonora é, também, uma parte extremamente importante pra qualquer obra. Ela é capaz de causar mais emoções até do que os acontecimentos do roteiro. E, ainda que aqui cada cena seja escrita com um cuidado tremendo e consiga sempre causar o sentimento desejado, não seria a mesma coisa sem aquela trilha sonora inspirada e empolgante. As composições de Shoji Meguro são não apenas de grande qualidade, mas são únicas. Poucas são as obras com músicas que conseguem fugir do habitual, do comum. Mas as músicas de Persona 5 conseguiram. Então, já que a trilha sonora é tudo isso, seria sensato mantê-la. Ao que parece, vai ser a mesma, julgando pelo vídeo de anúncio do anime. Um ponto positivo já praticamente garantido.

Estilo artístico semelhante


      Mas, como citado acima, a direção de arte merece aplausos. Que cenários criativos e inspirados são aqueles. Todos, sem exceções, transmitem um estilo próprio e ambientam o jogador de uma maneira espetacular. É um conjunto perfeito com a trilha sonora. E o design dos personagens também esbanja esse estilo. Logo, espero que o anime consiga ser visualmente tão incrível e único quanto. O jogo tem cenas específicas que são, praticamente, um anime, então manter a mesma arte dessas cenas pode ser o certo a se fazer. Vai ser preciso muito cuidado pra recriar cenários tão incríveis nesse formato, mas estou ansioso pra ver como vai ser.

Não fique repetitivo com o tempo

      Como comentei lá no início do texto, fiquei muito mais do que uma centena de horas jogando Persona 5. É um jogo longo, com uma história que progride lentamente, e apresenta seus personagens aos poucos. Mas consegue manter sua atenção graças ao ótimo uso de suas mecânicas, sendo que cada cenário exige concentração e cada nova batalha é empolgante. Mas na adaptação, não vamos estar no controle pra tentarmos coisas novas ou ter que pensar em como avançar nos cenários. Então estou curioso pra ver como vão fazer cada nova batalha e local visitado algo prazeroso de se ver e acompanhar. É claro, se o enredo for tão bem contado quanto no jogo, já é um ponto positivo. Mas eu realmente espero que ele aproveite o que tem e não fique na mesma coisa o tempo todo.


      Persona 5 é, sem a menor sombra de dúvidas, um jogo indispensável e praticamente impecável. Porém, vai ser difícil adaptar, nem tudo que deu certo no jogo pode dar certo no formato de anime, mas isso vai depender muito de como a adaptação vai usar os méritos do jogo a seu favor. Se conseguirem a mesma proeza, teremos um excelente anime. Mas, se não conseguirem, teremos um anime que provavelmente vai ser bom, mas com potencial desperdiçado. É esperar pra ver.

Nível de expectativa: Baixo             Médio             Alto                Altíssimo

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